História
As experiências e conclusões dos conflitos bélicos após a Segunda Guerra Mundial mostraram a necessidade de a força militar terrestre dominar e utilizar o espaço aéreo inferior, buscando mobilidade tática e maior poder de combate. Acompanhando a evolução de outros exércitos, o Exército Brasileiro tomou consciência da necessidade de implantar sua própria aviação e, assim, proporcionar maior poder, mobilidade e flexibilidade à Força Terrestre. Buscando a modernização e a adaptação da Força ao novo cenário, na década de 1980, o Estado-Maior do Exército iniciou estudos doutrinários sobre o emprego de aeronaves de asa rotativa em benefício das forças de superfície.

Os estudos culminaram com a criação da Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx) e do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), em 1986. Fisicamente, a Aviação começou a tomar forma com a instalação do 1º BAvEx na cidade de Taubaté. SP, em janeiro de 1988. Esse local foi escolhido, entre outros motivos, por sua posição estratégica no eixo Rio-São Paulo e por sua proximidade com importantes centros industriais e de pesquisa em aviação, como a Embraer, a Helibras e o Centro Técnico. Aeroespacial. Outro marco da implantação foi a concorrência realizada em 1987, que culminou com a aquisição de 16 Helicópteros HB 350 L1 – Esquilo (HA-1) e 36 SA – 365 K Pantera (HM-1) do Consórcio Aeroespatiale / Helibras e a entrega, em abril de 1989, do primeiro helicóptero Esquilo ao 1º BAvEx. Com o recebimento das 52 aeronaves adquiridas e tendo em vista a reorganização da AvEx e a necessidade de mais helicópteros, por meio de um aditamento ao contrato com o Consórcio Aeroespatiale / Helibras, foi adquirido um lote de 20 AS 550 A2 FENNEC (versão Anv. HA-1).

Como resultado da participação do Exército Brasileiro na Missão de Observadores Militares Peru-Equador (MOMEP), foram adquiridas quatro aeronaves S70-A (Black Hawk) em 1997. Após o término da missão, as aeronaves seguiram da fronteira Peru-Equador para o Brasil e, em 1999, passaram a integrar o 4º Esquadrão de Aviação do Exército, sediado em Manaus-AM. Os pioneiros da aviação recente tiveram sua formação nas forças irmãs e, após absorver, mesclar, adaptar e aprimorar os conhecimentos obtidos na Marinha e na Força Aérea, foi possível criar um polo de difusão desses conhecimentos na própria AvEx, que hoje, além de formular e estabelecer doutrinas inerentes à aviação, é capaz de formar seus próprios especialistas. Atualmente, centenas de alunos, oficiais e praças possuem cursos ou estágios realizados na AvEx, muitos dos quais são distribuídos por todo o Brasil, levando consigo a semente dos ideais da aviação. A cada dia, a AvEx se consolida como uma aviação capaz e exemplar, não só no cenário nacional, mas também no internacional. São mais de 90.000 horas voadas, operando em diversas regiões e climas, seja na caatinga ou na Amazônia, nos pampas ou na cidade. Surpreende por sua capacidade de operar em distâncias ditadas pelas dimensões continentais do país. Destaca-se por sua versatilidade, pois, além de apoiar a força militar terrestre, auxilia a comunidade na realização de ações cívico-sociais, resgate aeromédico, busca e salvamento, apoio em calamidades públicas e tantas outras atividades que elevam o nome da instituição. A Aviação do Exército é um orgulho para todo o coração olindense, pois é o baluarte da eficiência e da modernidade, símbolo do Exército Brasileiro no limiar do terceiro milênio.
Source: Aviação do Exército / Video: Marcos Aurelio
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